Deixe um comentário

Festival de Inverno – Gramado 2010


Estamos, mais ou menos, no meio do inverno. E um dos Festivais de Inverno mais famoso do país é o de Gramado, localizado em plena Serra Gaúcha. É uma cidade que impressiona pela beleza e organização. Sim, já ia me esquecendo, impressiona também as baixas temperaturas. Principalmente para dois “texanos” (vulgo goianos) como nós (eu e a esposa).

Esquinas Culturais - uma das diversas atrações da cidade de Gramado

Uma coisa que chamou bastante a minha atenção é a diversidade de atrações para públicos distintos. Tem lugares para a família com filhos pequenos, como o Alpen Park em Canela, o Mini Mundo e a Aldeia do Papai Noel em Gramado. Tem lugares para casais mais maduros que buscam reviver aquele namoro de quando se conheceram, como o Lago Negro e os diversos fondues que a cidade oferece. Tem também lugares para a melhor idade, como o museus completamente diferentes (como o museu Mundo do Vapor e o museu de Cera Dreamland), a Paróquia de Pedra (que por sinal é belíssima), além de diversas feiras artesanais da cidade. E por fim, temos a Rua Coberta e os diversos pubs espalhados por ruas e avenidas de Gramado para a moçada se divertir até altas horas. Enfim, tem de tudo lá.

E pra comer?

Paróquia de Pedra em Canela - impressiona até quem não gosta de igreja

Pra comer é aquela coisa. Fondue e rodízio de massas com galeto é o que não falta. Afinal, a Serra Gaúcha é composta por colonizações alemãs (e a Suíça vem de tabela), bem como italianos. Muito italiano. Toda esquina tem um restaurante, café, bar, pub que dá vontade de entrar e comer. Tem muita atração gastronômica, mas não se iluda. Nada vem para impressionar a ponto de você sair de lá dizendo: “Foi o melhor prato do estilo que comi”. O negócio é caro, o serviço vai depender da casa que você entrou, os vinhos são maravilhosos e a comida é agradável. Esta é a melhor definição que consegui encontrar para Gramado. Mas teve duas coisas que me impressionaram, se tratado de comida. Uma é o famoso “Café Colonial”. Uma espécie de café da manhã, misturado com almoço, toques regionais e uma boa dose de exagero.

E ainda havia mais comida por chegar

O café é composto por, nada mais, nada menos, que uma infinidade de iguarias. Desde bolo de cerveja à embutidos. Desde leite e café à vinhos doces coloniais. É o tipo de refeição que recomendo fazê-la exatamente ao meio-dia. Porque daí você fica o resto do dia sem fome.

Recomendo o café colonial da casa Bela Vista. É realmente algo muito inusitado!

Café Colonial Bela Vista

Av. das Hortências, 4665
Estrada Gramado / Canela – RS
www.belavista.tur.br
(54) 3286.1608

A outra dica em especial fica por conta do La Caceria. Um restaurante do complexo Casa da Montanha. Chamo de complexo porque este nome possui diversos imóveis, hotéis, empreendimentos pela cidade. O restaurante fica no Hotel Casa da Montanha. Um dos mais chiques e caros da cidade. É um restaurante especializado em caças nobres.

O ambiente é muito, muito intimista e requintado. O serviço possui um padrão São Paulo (que é o maior do mundo em se tratando de gastronomia). A decoração é toda composta por luzes de época, armas e cabeças de animais empalhados nas paredes, lareira e até uma chapelaria, que é mais utilizada para colocar casacos de frio.

É muito complicado indicar um prato, devido a gama de carnes exóticas que lá possui. O prato que mais sai (e é especialidade da casa) é o Caças na Pedra, uma espécie de fondue preparado pelo cliente em uma pedra quente, com diferentes opções de carnes de caças (carne de javali, faisão, perdiz, coelho, pato, codorna e cordeiro). Mas, particularmente, indico dois.


Um, este delicioso prato (acima à esquerda) a base de filé de cauda de jacaré, com creme de cebola e risoto de queijo brie. Já o outro é uma paella dos “ares”, onde, no lugar dos frutos do mar, utilizam-se carnes de perdiz, codorna, pato e faisão. Hum… Só de lembrar dá água na boca.

Estes pratos caem muito bem com um Duetto da Casa Valduga – Sirah / Pinot (vinho brasileiro extraordinário).

Ah, não se esqueça, todo este “esoterismo gastronômico” tem um preço. E é caro.

La Caceria

Av. Borges de Medeiros, 3166
Centro – Gramado / RS
www.casadamontanha.com.br
(54) 3295.7575 / (54) 3295.7575

Anúncios

Deixe sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: