1 comentário

Coma Alimentos Feios Para Você Ser Bonito


Os ambientalistas que me perdoem, mas coleta seletiva de lixo doméstico (veja bem, eu disse doméstico) é um tiro no pé. Se você separa lixo na sua casa, com a falsa pretensão de que esta atitude contribui para salvar o planeta, você está redondamente enganado. Isso porque se você separa plástico, vidro, alumínio, na verdade, você está gerando mais lixo e contribuindo ainda mais para a desgraça alheia que se encontra nosso planeta. Pra você reciclar plástico, você utiliza uma infinidade de outros produtos que são produzidos para gerar este novo reciclo (água, produtos químicos, etc.). O mesmo vale para vidro e alumínio. O correto é fazer como nossos avós faziam. Ou seja, aprender a consumir corretamente o que levamos pra nossas casas e reaproveitar aquilo que vai para o lixo.

As pessoas geram lixo por conta do que consome. Normalmente querem manter a forma comendo alimentos com “carinha” bonitinha e cheio de informações pseudo-saudáveis. Como é o caso de muitos diets, lights, sem gorduras trans, orgânicos e uma série de outras nomenclaturas. Estes alimentos possuem um alto grau de embalagem. É plástico dentro de alumínio que está dentro de uma embalagem de papelão. E o que você faz após usufruir estes “alimentos”? Lixo.

Se você quiser contribuir de maneira sensata com o meio ambiente, aprenda a consumir melhor. A conta é simples: quanto mais embalagem o seu alimento estiver envolvido, mais porcaria você está ingerindo. Incluso aí aquelas verduras orgânicas em bandejas de isopor, envolto de plásticos. Uma alimentação saudável, para manter sua cútis impecável, não quer dizer que o alimento também precisa ser bonitinho. Normalmente é o contrário. Aquela cenoura pequena, torta e não muito alaranjada, no canto do supermercado, sem nada envolta dela, é a mais indicada para sua refeição.

Eu preciso mudar muito meus hábitos ainda. Mas devo confessar que melhorei muito em relação a muitos “amiguinhos da natureza” que vejo por aí. Vou dar um exemplo. Eu e a minha esposa raramente tomamos leite de caixinha. Logo não tenho caixinha Tetra Park para jogar fora. Quando compro este tipo de leite é para uma receita em específico. Eu compro leite do leiteiro que passa por lá. Pego a minha leiterinha, pago R$1,10 por litro, fervo o mesmo e vou consumindo. O leite puro gera muita nata. Eu guardo a nata e faço manteiga, logo não compro manteiga e não tenho plástico a mais pra jogar fora. Com a manteiga eu cozinho e substituo o óleo. Logo, utilizo, raramente, um frasco de óleo na minha cozinha. Em suma: com um único alimento eu consigo substituir três outros e são três plásticos a menos no meu lixo semanal. Um litro de óleo pra mim dura 3 meses. O óleo que iria para o ralo, é separado pra minha tia fazer sabão, que me retorna para lavar os pratos ou qualquer outro objeto. E a lista cresce. Não compramos bolachas e biscoitos. Utilizamos farinha de trigo, ovos, o leite do leitero e água pra fazer os nossos biscoitos. Assim, reduzo uma série de “recicláveis” por lixo orgânico.

Em uma semana, duas pessoas (eu a minha esposa), produzem dois saquinhos de supermercado de lixo. Sendo um de orgânico e um de recicláveis. Se contabilizarmos, dá meio saquinho por semana de lixo (somando todos os tipos de lixo) por pessoa. Sinceramente, não me sinto culpado por não separar o meu lixo, porque sei aproveitar muito bem parte do que compro na minha casa.

Não sou um exemplo a ser seguido, mas creio que se pensarmos a respeito daquilo que comemos e colocamos em nossas casas, você contribuirá muito mais para o meio ambiente do que uma mera coleta seletiva alienada. Não estou dizendo que todos aqueles que separam seus lixos seja um alienado, e sim, que separar por separar sem pensar porque estou separando, não leva a nada.

Então, meu amigo, se você se preocupa com a sua saúde e com a do seu planeta, tome muito cuidado com os alimentos que você anda colocando no seu carrinho de compras. Quanto mais plástico e bonitinho e embalado ele for, com toda certeza, mais desgraçadamente irá prejudicar a sua beleza plastificada e a natureza. A beleza está na simplicidade e não na embalagem. Como diria o China da MTV: “A beleza é passageira. A feiúra é eterna”.

Um comentário em “Coma Alimentos Feios Para Você Ser Bonito

  1. Conheça http://www.e-campo.com.br

    Portal sobre orgânicos, meio ambiente e energias renováveis

Deixe sua opinião

