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Café Brasileiro em Alta


O nosso cafezinho nunca esteve tão alta. De acordo com Nathan Herszkowicz, diretor-executivo da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), o mercado de cafés do Brasil deve crescer 5% nos próximos anos dentro de uma perspectiva “razoavelmente conservadora” – neste ritmo, o país se tornará o maior consumidor do produto no mundo em 2012.

Já o segmento de cafés especiais cresce entre 10% e 15% ao ano, acima da média geral do mercado.

E o números não param. Na onda do consumo de cafés especiais, os cursos de barista, torrefação e degustação de café oferecidos pelo Centro de Preparação de Café, em São Paulo, atraíram mais de 300 pessoas no segundo semestre de 2009.

A demanda nesta profissão é tão grande que, este mês de março, aconteceu o 9º Campeonato Brasileiro de Barista e foi disputado por 27 profissionais no mezanino do Mercado Municipal de São Paulo. O vencedor representará o Brasil no WBC – World Barista Championship, campeonato mundial que este ano acontecerá em Londres, de 23 a 25 de junho, e no qual concorrem campeões de mais de 50 países.

Paralelamente ao Campeonato de Baristas, serão realizadas provas voltadas ao latte art (grafismos e desenhos no cappuccino), ao preparo de bebidas alcoólicas à base de café e à avaliação sensorial da bebida. Estas provas são classificatórias para as competições internacionais da Specialty Coffee Association of Europe (SCAE).

E o Brasil está se beneficiando, também, no mercado externo. A menor disponibilidade do café colombiano no mercado internacional, devido a capacidade de abastecimento do Brasil ser superior à colombiana, está fazendo com que os importadores venham ao Brasil buscar os cafés finos nacionais. Esse aumento da demanda fez com que o produto brasileiro passasse a receber um bônus sobre as cotações praticadas na bolsa de Nova York, além de ter ajudado a elevar a fatia das vendas totais do país nas exportações mundiais de café para 32%.

No início do século XX o Brasil teve um crack no cafezinho por conta da Grande Depressão americana. Agora, parece que isso não se repetirá, pois o brasileiro pode até ficar desempregado, mas seu o cafezinho preto para iniciar o dia, isso jamais.

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