Deixe um comentário

Dicas de Feijão


Feijão é bom demais. Eu adoro. Pra falar a verdade eu prefiro feijão à arroz. Se você também gosta de um bom feijão inteiro e macio no seu prato, siga estas dicas.


Para o feijão cozinhar de maneira uniforme, ferva ele por cinco minutos em água abundante. Depois troque a água e siga o processo normal. Isso, além de cozinhá-lo mais rápido, mantém a textura e a coloração.

Uma coisa que acontece bastante é excesso de sal no feijão. Para retirar o excesso, adicione folhas inteiras de couve e tampe a panela por 5 minutos. As folhas absorvem o excesso. Ou duas batatas inteiras, sem casca. Mas o ideal é evitar o excesso de sal. Para isso, tempere o feijão no final do cozimento. Assim, além de evitar o excesso de sal, evita que o feijão fique duro.

Já para aqueles que curtem um feijão de caldo grosso e encorpado, retire uma concha, amasse os feijões desta concha, e retorne para a panela, cozinhando por mais 15 minutos.


O feijão ficará mais macio se você colocar algumas gotas de azeite enquanto ele estiver cozinhando. Ou, você pode também, colocar uma colher de chá de fermento em pó no feijão de molho em véspera (um dia antes de cozê-lo).

Se o feijão tiver queimado, umedeça um pano e coloque na panela como se fosse uma tampa. Quando o feijão ferver, o cheiro ficará retido no pano. Ou, transfira para outra panela a parte que não está queimada e acrescente uma cebola inteira, com casca, lavada. Leve novamente ao fogo, e ele perderá o gosto de queimado.

Para preparar um tutu de feijão bem homogêneo, sem os caroços da farinha de mandioca, faça, à parte, uma pasta não muito líquida da farinha com água. Depois, vá misturando ao feijão já passado no liquidificador.

Para conservar o feijão comprado em grande quantidade, guarde numa embalagem plástica, dentro da gaveta de verduras da geladeira. O feijão guardado em lata ou em vidro seca facilmente.

Esta é para aqueles que gostam de pescar. Afervente o feijão até que ele cresça. Coloque numa garrafa térmica, juntamente com a água do cozimento até a boca, e feche hermeticamente. Deixe por uma noite. Na manhã seguinte o feijão estará totalmente cozido, e você terá feito uma boa economia de gás.

É isso aí galera. Dividir segredos é sempre bom.

Anúncios

Deixe sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: