1 comentário

Pupunha de 4 para 21 Dias


Uma nova substância química, aumenta o tempo de vida do palmito de quatro para 21 dias. Sinceramente precisamos entender melhor que maldita substância é essa, que o vídeo da Embrapa não deixa claro. Só diz que o palmito é banhado em uma solução filmogênica, que cria uma película e protege o alimento. Esse revestimento é comestível e não altera aparência e sabor do produto.

A técnica foi desenvolvida pelo Instituto Nacional de Tecnologia (INT/MCT), do Rio de Janeiro, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que já estudava melhorias para as condições do produto.

A embalagem foi concebida com uma variedade de papel-cartão. O interior é revestido de verniz e a parte externa de filme plástico, que impedem a absorção de umidade. Segundo o INT, o objetivo do projeto é fazer com que o produto chegue a outros mercados. Com mais oferta e demanda, o preço do palmito pupunha pode reduzir.

Eu, sinceramente, sou adepto em respeitar a origem do produto. Se pra transportá-lo para locais distantes, requer tamanho investimento, alguma coisa está errada. Mesmo porque o palmito se desenvolve muito bem em diversos solos. Sendo assim, que se produza na região devida ao invés de criar uma solução de procedência duvidosa e, posteriormente, uma embalagem que encarresse mais ainda o produto.

Fiquem de olho galera! Tecnologia em alimento in natura é coisa séria.

Anúncios

Um comentário em “Pupunha de 4 para 21 Dias

  1. Estou 100% contigo quando diz que “Tecnologia em alimento in natura é coisa séria.”
    Mas temos dificuldade em completar o ciclo de venda do pupunha in natura, mesmo sendo cultivado próximo do local de consumo.
    Um exemplo é o vale do ribeira, que fica muito próximo à São Paulo, mas dificilmente os centro de distribuição aceita um produto com um tempo de consumo tão curto.
    Acredito que este tipo de embalagem ainda terá evoluções, mas já é um excelente saída.

    Abs,
    Marcelo

Deixe sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: