1 comentário

Intoxicação Alimentar


Um dos post mais visitados do blog foi um dos primeiros, que tratou de Higienização e Manipulação dos Alimentos. Lá, dou dicas das melhores práticas para a manipulação, o preparo e o acondicionamento dos alimentos para evitar uma intoxicação alimentar. Mas… o que é realmente a intoxicação alimentar?

Ela é uma doença causada pela ingestão de produtos contaminados, que se manifesta geralmente entre uma e 36 horas depois do consumo do alimento estragado e que pode durar de um a 7 dias, causando náuseas, vômitos, dores abdominais e diarreia. Se não for tratada adequadamente, pode sim levar à morte.

Os agentes causadores da intoxicação são bactérias e suas toxinas, vírus, produtos químicos, metais e plantas venenosas. Mas as principais causas verdadeiras da intoxicação são a ignorância e a negligência do manipulador do alimento, com o armazenamento inadequado do alimento, ou a exposição a temperaturas também inadequadas. Então, siga sempre estas regras para evitar que seu alimento se contamine:

  • Alimentos preparados cedo demais devem ser armazenados na geladeira até o preparo final ou mesmo o seu consumo;
  • Deixar o alimento esfriar fora da geladeira não é bom. Parou de consumir, ponha na geladeira;
  • Coser insuficientemente o alimento também é perigoso. Sempre busque informações de tempo de cozimento para cada tipo de alimento;
  • Descongelar de maneira inadequada é o principal problema. Ou seja: descongelar fora da geladeira, debaixo de água corrente, não é correto. O certo é deixar descongelando, gradativamente, na parte inferior da sua geladeira. Em último caso, utilize o microondas, pois ele descongela de dentro pra fora, através do agito das moléculas do alimento, matando assim a maioria das bactérias.
  • Contaminação cruzada, no momento do preparo do alimento, também é um perigo. Cortou um frango sobre uma tábua? Lave para depois cortar outro alimento e;
  • Mantenha as ferramentas e a higiene pessoal sempre em bom estado.

Uma intoxicação alimentar pode acarretar febre tifóide, paratifóide, desinteria e brucelose.

Até o próximo texto sobre segurança alimentar.

Anúncios

Um comentário em “Intoxicação Alimentar

  1. Pô Bocão, essa primeira foto ficou muito… digamos… estranha!!

Deixe sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: