Deixe um comentário

Pastel de Choclo


Em 2001 eu era metido com questões políticas de extrema esquerda e participava ativamente de manifestações, boicotes etc. e tal. Numa destas, mais precisamente no Fórum Social Mundial de 2002, em Porto Alegre, fiquei acampado juntamente com diversos outros ativistas. Neste clima socialista você fazia de tudo: desde a limpeza do acampamento às refeições da macacada reunida. Eis que um chileno me apresentou um prato típico da sua região, o pastel de choclo. Não é a versão que apresento pra vocês, dado os recursos que tínhamos no acampamento, mas garanto que é mais saboroso do que o experimentado.

Ingredientes:

 

8 espigas de milho

1 kg de carne moída

4 xícaras de cebola picada bem fininha

1 colher de chá de cominho

1 colher de chá de páprica

1 xícara de leite

1 xícara de azeitonas preta

50g de uvas passas

1 e ½ kg de frango

2 e ½ colher de chá de açúcar (para polvilhar)

Óleo de milho ou girassol

Sal e pimenta à gosto

 

Preparo:

 

Leve uma panela média ao fogo, coloque um pouco de óleo e quando estiver quente, junte a carne e deixe dourar, acrescente a cebola picada, as passas, cominho, páprica, sal, e pimenta. Mexa tudo muito bem com uma colher de pau. Refogue em fogo lento por uns 15 minutos. Retire do fogo e junte as azeitonas pretas.

Lave e limpe muito bem o frango, corte em pedaços pequenos e em uma outra panela, refogue com um pouco de azeite bem quente por uns 25 minutos. Se for necessário, adicionar ½ xícara de caldo de galinha.


Enquanto isso, lave bem as espigas de milho, e com uma faca separe os grãos da espiga e processe em um liquidificador. Em seguida coloque este creme de milho em uma outra panela em fogo lento e acrescente aos pouquinhos o leite. Deixe cozinhar em fogo médio por 2 a 4 minutos para que fique espessa. Mexa muito bem com uma colher de pau para não grudar.

Para terminar, coloque em uma travessa refratária ou em uma panela de barro, a carne moída, e os pedaços de frango bem distribuídos. Despeje a massa de milho com leite sobre a carne e o frango, cobrindo completamente. Alise bem a massa de milho com uma colher molhada. Polvilhe com açúcar e leve ao forno pré-aquecido por cerca de 30 minutos em uma temperatura media. Posteriormente suba a temperatura ao máximo por mais 10 minutos.

Para decorar, salpique salsa desidratada.

Anúncios

Deixe sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: