Deixe um comentário

Chá Prazer


Toda gastronomia é cultural.

Aqui, não bebemos chá, única e exclusivamente por uma questão cultural. Só tomamos o bom chazinho para curar enfermidades (gripe, insônia, cólicas, etc.). Até na Inglaterra, um dos maiores produtores de chá do mundo, a saborosa bebida não era bem vista. Foi somente a partir de século XVII, que Dona Catarina Henriqueta de Bragança, filha de Dom João IV, rei de Portugal, ao casar-se com o rei britânico Charles II, deu início a realização de verdadeiras Tea Parties na corte londrina. Logo o hábito se espalhou pela aristocracia, transformando-se no mundialmente conhecido, “Chá das Cinco”.

Fornecedora oficial de chá para a Rainha

Fornecedora oficial de chá para a Rainha

A Inglaterra embora seja grande produtora, só perde para a Irlanda, no quesito consumo. A média do britânico é de três xícaras/dia, enquanto os irlandeses consumem uma xícara a mais/ dia.

Aqui no Brasil não existe uma estatística per capita de consumo de chá, entretanto algumas casas especializadas no segmento estão trabalhando, a fim de mudar o conceito de “chá para cura” para “chá prazer”.

A Loja do Chá é uma delas. Com duas lojas no Rio Grande do Sul e uma em Brasília, a proprietária garante que não está no ramo há 10 anos por mera paixão. Todas as lojas ficam cheias de pessoas que passam para ler um simples jornal ou mesmo fechar negócios.  Como venho apreciando mais o chá ultimamente, andei pesquisando o que há de interessante nesta bebida aromática.

loja_cha

Primeiro que é uma bebida rica em polifenóis (combate radicais livres e aumenta a capacidade imunológica), por isso à fama de curar doenças; aumenta o metabolismo, auxiliando nos processos de emagrecimento e, por fim, causa um prazer individual. Como se fosse um cigarro, a diferença é que faz bem. Sendo que cada um interpreta o sabor do chá de uma maneira particular e própria.

Como isso é fato, não é de se assustar que os chás estão ganhando, cada vez mais, diversas combinações de aromas para serem consumidos com determinadas refeições.

Sim, existem alguns rituais a serem seguidos, a fim de proporcionar uma melhor apreciação da bebida, como aqueles observados na degustação de vinhos, dentre eles citam-se: temperatura ideal para tomar o chá, usar açúcar, mel ou puro. Mas o fato é que você toma do jeito que lhe agrada.

Realizei alguns testes que deram certo. Então segue algumas dicas:

Para massas com molho e queijo a dica é um chá mais encorpado, tipo preto, mais fermentado. Nas refeições leves, como peixes, saladas e frango grelhado, um chá verde gelado vai muito bem. E por fim, para acompanhar doces, brigadeiros e tortas, achei interessante o chá mais frutado e defumado (maçã com canela, pêssego, ameixa).

Outra dica interessante é você tentar encontrar chá a granel, pois são livres de agrotóxicos, já que os de sache, além de conter conservantes, possuem muitos galhos e folhas do que propriamente a erva. Mas se for utilizar o de sache, a dica é optar por aqueles que não possuem cloro na composição do papel. Como o cloro interfere no sabor, utilize, no preparo, água filtrada. Ferva a água e desligue o fogo. Só após desligar é que você deve colocar o sache para infusão. O tempo de infusão está escrito na própria embalagem. Siga este tempo que o chá ficará perfeito. Cheire o chá antes da infusão para verificar se não está mofado, pois, como qualquer outro alimento, está exposto a umidade natural do ar. A quantidade de adoçante, açúcar ou mel fica a seu critério. Claro que quanto mais adocicado, mais interferência no sabor. E para aqueles que querem ir além, fazendo degustações e tudo mais, comece pelos mais frutados.

cha

Fica a dica de uma apreciação diferente para nós, porém bastante interessante e saudável.

Anúncios

Deixe sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: