Deixe um comentário

O que diabos é Lamen?


Dia desses, vi que a empregada comeu um Miojo em vez de um prato que elaborei à base de frutos do mar. Fiquei intrigado, pois o prato era muito bom. Mas ela preferiu o velho Lamen por não comer frutos do mar (coisa que eu não sabia). O Lamen é um típico macarrão chinês, que se desenvolveu com muita intensidade no Japão. O Lamen-ya, no Japão, é o churrasquinho de esquina do brasileiro.

lamen_ya

O prato se caracteriza pelo caldo apurado e massa de grande elasticidade e qualidade (totalmente diferente das massas instantâneas que temos por aqui), além dos acompanhamentos e seus diversos sabores.

A massa é feita de farinha de trigo e alguns álcalis, como bicarbonato de sódio e carbonato de potássio. O caldo que serve de base, normalmente, é feito a partir de ossos suínos e de frango, com diversos condimentos. Os principais Lamens do mercado são:

Shoyu Lamen – o mais popular. Caldo à base de shoyu, com vegetais de época e frango.

Misso Lamen – misso era um acompanhamento, depois passou a ser utilizado como base para o caldo deste Lamen. É bem encorpado.

Shio Lamen – é um Lamen pra quem tem pressão alta, pois ele possui baixo teor de sal e utiliza o próprio caldo para acentuar o sabor da massa.

shoyu_lamen

No bairro da Liberdade, em São Paulo, você encontrará as melhores casas do ramo. Em Goiânia, com certeza deve haver alguma casa que sirva um bom Lamen, mas até o momento não identifiquei nenhuma. Quem souber que me indique.

Deixe sua opinião