Deixe um comentário

Fondue é Fácil, Mas…


Por incrível que pareça baixou uma chuva aqui no Texas do cerrado e, com ela, um leve friozinho a noite. Neste clima bacana fui convidado para um aniversário onde havia fondue para deliciar-se e me veio na cabeça algumas técnicas que poucas pessoas utilizam no momento do preparo. Pois a priori, fondue é apenas uma panela com algo derretido onde você molha pão e outras iguarias, mas… Deve ser feito da maneira correta.

A fondue (sempre no feminino) possui diversas variações. Está entre as maiores refeições da gastronomia. Irei me concentrar nas dicas de preparo da fondue de queijo que é a mais difícil de fazer.

fondue_01

Bom, pra começar, necessariamente você precisa de uma panela de ferro, bem grossa, para o queijo derreter por igual e não queimar. E não aquelas coisinhas de barro vendidas em qualquer seção de cozinha de grandes supermercados. Outra coisa é o queijo. Tem de ser de primeiríssima. De preferência os suíços, pois eles se mantêm cremosos depois de derretidos (são raros os que permanecessem assim). Eu recomendo o emmenthal (para dar a base cremosa da fondue) e gruyere (para acentuar o sabor). Cerca de 100g de cada por cabeça e ralados antes de ir para a panela.

fondue_02

Outra dica interessante é você esfregar um dente de alho no fundo da panela. Isso evita que o queijo grude durante o processo de derretimento. Uma pitadinha de bicarbonato e maisena ajuda na cremosidade também. Particularmente gosto de acrescentar uma dose de vinho branco para diminuir aquela sensação de comida pesada que a fondue possui. Mas se for utilizar o vinho branco, você deve fervê-lo antes de jogar na panela, para não empolar os queijos. Na gringa eles utilizam muito o Kirsch no lugar do vinho (um aperitivo à base de cereja).

No fogo, se for fazer entre amigos em casa, prefira o álcool líquido do que gel. Pois este último não sustenta a chama na temperatura correta. Utilize apenas a chama central. As laterais servem apenas para fondue de carne (no óleo quente). E por último, para o pão não cair dentro da panela, espete-o pela casca. Sirva a fondue de queijo com um bom Chardonay e seja feliz.

Neste vídeo tem um passo-a-passo legal de como fazer uma boa fondue.

Anúncios

Deixe sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: