6 Comentários

Massa Podre


A massa podre é uma massa saborosa e crocante que requer mãos frias e delicadas, pois o sucesso desta maravilha está no processo de manipulação. Cai muito bem em tortas, tortilhas e empadas (sejam elas doces ou salgadas), resultando em uma massa leve e que desmancha na boca. Para se ter uma idéia de como esta massa é importante para os confeiteiros, é dela que deriva a famosa e temida massa folhada, bem como a massa Choux – uma massa mais úmida e leve, que vai estufando durante o assado, formando uma concha crocante por fora e oca por dentro.

Ao contrário do que se pensa, não é difícil de fazer a massa podre não! Uma vez pronta, é só rechear com sua criatividade e mandar pro forno. O resto são elogios certeiros.

massa02

Antes de tudo, duas coisas são importantes aqui: tempo de manipulação e tempo de resfriamento. Tendo isso em pauta, o resto é tranqüilo.

Então chega de conversa e mãos à obra. Vou ensinar apenas o processo manual porque é o que sei fazer. Há uma versão em processador que, particularmente, não me arrisco.

Para 1kg de massa:

2 tabletes de 200g de manteiga sem sal, cortadas em pedaços

2 colheres de chá de sal

2 colheres de chá de açúcar

1 gema

2 ½ doses de leite integral à temperatura ambiente

½ kg de farinha de trigo, mais uma quantidade extra pra polvilhar

Como dito anteriormente, a manipulação é importantíssima. De agora até o findar do processo, você deverá fazer em, no máximo, 5 minutos. Se eu consigo, você consegue! Não tenha medo.

Coloque a manteiga picada numa tigela e bata até ficar macia e homogênea. Junte o sal e a gema e misture mais um pouco. Em outra tigela, misture o açúcar e o leite e despeje, gradativamente, na tigela da manteiga, sempre mexendo.  Peneire gradativamente a farinha sobre esta mistura. Amasse tudo gentilmente com as mãos. Sobre uma superfície polvilhada, sove a massa até ficar macia e úmida. Molde a massa em formato de bola, embrulhe em filme plástico e deixe descansar em geladeira por, no mínimo, 2 horas.

A massa pode ficar até 02 dias na geladeira ou mesmo congelá-la, mas atenção: uma vez congelada, você deve descongelá-la na própria geladeira e não sove novamente. Do contrário, perderá suas propriedades de desmanche na boca.

massa01

Estendendo a massa

Polvilhe a massa com farinha e estenda a mesma em uma mesa enfarinhada, numa espessura de 3 à 5 mm, com um rolo ou mesmo uma garrafa limpa. Se a massa grudar na mesa, deslize uma espátula por baixo da massa, cuidadosamente. Se a massa rachar durante o processo, basta remendá-la. Retire o excesso de farinha da massa com um pincel seco. Agora basta cortá-la no formato desejado e voilà. Está pronta sua massinha podre para fazer aquela empada de camaraão ou frango e me chamar pra comer.

massa03

Anúncios

6 comentários em “Massa Podre

  1. Gostei da receita,vou fazer .Alguem ja fez deu certo?

  2. olhe no meu face as fotos, Renata Mambaque

  3. Olá!!!Fiz sua receita hj e ficou uma delíciaaaaaa!!Fiz empadinha, barquetes, enroladinho de salsicha, ficou muito bom e a massa uma delícia, bem branquinha.Adorei, obrigada por compartilhar!!!Bjs Renata Mambaque

  4. Keli, obrigado por acompanhar o site. 2 doses e meia de leite integral é aquele copinho de cachaça, sabe? Mas é aproximadamente 125ml de leite.

    Abraços e bom sorte.

  5. Não entendi a medida da dose de leite integral, seria quanto de leite? Obrigada

  6. eu adoro empada .mas nao consigo fazer

Deixe sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: