2 Comentários

Maravilhas do Cerrado


Assim como Alex Atala, sou um grande defensor das matérias-primas brasileiras. Mais ainda do cerrado. O segundo maior bioma brasileiro detém riquezas, que, se bem utilizadas, dão ótimos condimentos para qualquer prato sair no guia Michelin.

Além do conhecido pequi, fruto que de maneira alguma deveria ser uma referência de Goiás – pois cresce uma vez ao ano, é altamente perecível e de sabor forte dificultando as opções de preparo – temos também mangaba, baru, cagaita, araticum, gabiroba, ingá, jatobá, guapeva, jenipapo, buriti, macaúba, pitomba e diversas outras que, infelizmente, são mais exóticas aos olhos dos brasileiros que uma pêra ou kiwi (frutos estrangeiros).

guapeva

Infelizmente também é o mercado destas frutas na região, pois diferente do Mercado Ver-o-Peso no Pará, que disponibiliza diariamente diversos frutos amazônicos para quem quiser comprar, aqui não há tantas opções e facilidades de encontrar as mesmas.

Temos o CEASA, que é uma Central de Abastecimento da região, porém os produtos mais ofertados de longe estão entre os nativos.

Descobri que mais ao norte do cerrado (Tocantins e Maranhão) há uma comunidade indígena que planta e colhe os frutos do cerrado. Por ano conseguem uma colheita de 130 toneladas de polpa onde a empresa FrutaSã processa e congela para comercialização.

coleta

A Embrapa Cerrados também incentiva o plantio dos frutos através de um programa onde disponibiliza mudas em viveiros de várias espécies. As mudas são vendidas sob orientação das melhores técnicas de plantio dos mesmos.

Outro fornecedor destes frutos é o sítio Polpa de Frutas Belfort. Oferecendo mais de 30 tipos de frutos, a empresa de Brasilândia de Minas, garante que seus produtos são 100% natural.

Independente dos pouquíssimos fornecedores destes maravilhosos frutos, com certeza o maior cliente brasileiro é a empresa Frutos do Cerrados. Uma empresa que apostou na idéia de vender picolés e sorvetes nos sabores exóticos e deliciosos destes frutos, comentou numa reportagem publicada pelo Canal Bioenergia que a dificuldade de encontrar fornecedores é seu maior desafio como empresário.

Taí um nicho muito rentável para futuros empreendedores e agricultores.

Anúncios

2 comentários em “Maravilhas do Cerrado

  1. Junior, obrigado pela visita. Cada empresa citada, há um link direcionando ao site das empresas. Lá possui os dados comerciais que você deseja.

  2. quero o fornecedor dos frutos endereço e numero

Deixe sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: