Deixe um comentário

O Segredo de Um Bom Risoto


Eu sou chato com risoto. Acho que é porque gosto demais de arroz. Já fui a diversos restaurantes para deliciar-me com um bom risoto e foi mera decepção. Claro que há estabelecimentos que realmente surpreendem. Com base nestas experiências e também para aqueles que apreciam fazer um bom risoto vou dar algumas dicas.

risoto

Todo risoto, OBRITAGORIAMENTE, precisa ser al dente e cremoso. Para tanto você precisará de um arroz italiano adequado. Então a manha é a seguinte:

Arroz arbóreo – libera amido durante o cozimento, garantindo a cremosidade. Utilize-o para risotos com frutas e legumes.

Arroz Carnaroli – na minha opinião é o melhor, pois possui uma cremosidade fantástica e é muito difícil errar no seu preparo. Serve para todo tipo de risoto.

Arroz Vialone Nero – muito bom também. Seus grãos são pequenos e amendoados, cozinhando por igual. Ideal para risotos com frutos do mar.

arroz

OK. Sabendo o arroz ideal você já tem 50% do caminho das pedras.

No momento de preparar, sempre com colher de pau, doure a cebola e o alho em azeite de oliva extravirgem e acrescente o arroz seco mesmo. Não precisa lavar. Daí vem uma sequência para cada receita. Eu particularmente gosto de começar com o vinho branco pra só depois de evaporar entrar com os caldos (para cada receita é um tipo de caldo). Acrescente os ingredientes que darão o sabor ao risoto (frutos do mar, legumes, condimentos etc.) e vai jogando o caldo pouco a pouco. Do momento da fervura até o findar (de 17 à 20 minutos, aproximadamente), precisa ficar ligado! Dado este tempo, desligue o fogo. Acrescente queijo ralado de qualidade. Mexa bem. Tampe e deixe esta mistura lá por uns 3 minutos. Daí é só servir e ser feliz.

SL370029

Anúncios

Deixe sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: