4 Comentários

Tamiflu X Anis Estrelado


Segundo um e-mail que corre na rede, o anis estrelado é responsável por 75% da composição do Tamiflu (remédio que diz combater a gripe suína). Na intenção de verificar a veracidade de tudo isso, saí atrás em busca do vale encantado. E não é que encontrei algumas coisas interessantes? Acompanhe só.

anis

Segundo o médico, doutor em Epidemiologia e Diretor do Centro de Epidemiologia da Secretaria de Saúde de Curitiba, Moacir Gerolomo, tudo não passa de uma lenda:

É mais um boato da internet. Fosfato de oseltamivir é um pró-fármaco ester etil que não possui atividade antiviral. Após a metabolização pelo fígado e trato gastrintestinal é transformado em carboxilato de oseltamivir e assim se torna seletivo contra o vírus influenza dos tipos A e B. O medicamento não impede a contaminação com o vírus (não é uma vacina) e é usado no tratamento da infecção.

Fonte: Gazeta do Povo

Já a National Geografic, publicou um artigo em 2005 explicando o complexo processo que passa o anis estrelado até chegar ao ativo do medicamento (na época, para a gripe aviária).

O texto basicamente diz que a erva praticamente não ajuda em nada no combate sob qualquer tipo de gripe. Deixa claro que não duvida das propriedades medicinais que a planta possa ter, já que é muito utilizada para combater cólicas de bebezinhos na China. Mesmo a FDA não recomendando o consumo para tal finalidade.

O fato é que mesmo o dr. Moacir e a National Geografic afirmarem que tudo não passa de um boato safado, o site da Roche (produtor e detentor da patente do ativo Tamiflu) garante em documento que no processo de fabricação da droga provém sim do anis estrelado, juntamente com a bactéria Escherichia coli. Ou seja, o boato não é se o medicando contém ou não anis estrelado, pois tudo leva a crer que sim, mas se sair por aí tomando chá de anis e erva doce é uma garantia de cura da gripe.

tamiflu

No documento, o laboratório informa que o processo de extração do ativo é terceirizado, já que não possuem a tecnologia para a confecção do Fosfato de Oseltamivir (princípio ativo do Tamiflu).

Se isso é verdade ou mentira eu não sei. Só sei que a venda do medicamento corresponde hoje a aproximadamente 9% do faturamento total do grupo Roche no mundo (quase 1 bi em doletas, meu amigo).

Acho melhor você acreditar nos 5000 anos de história chinesa e ir tomando o seu chazinho de erva doce com anis estrelado, porque, como diz um amigo meu: “Isso é tudo marketing para vender. Só foi chegar a gripe suína que a dengue foi embora”. Vai saber, né?

Anúncios

4 comentários em “Tamiflu X Anis Estrelado

  1. Talvez alguém que ajuda. Mas não seja ingênuo, se tal pandemia enorme que nós fazemos, só pode ajudar a assistência altamente qualificados. Outra coisa que as drogas têm ainda de comprar, e que são caros. Eu gosto do meu irmão comprou o Tamiflu para a minha irmã na farmácia na Internet os E.U., agora ela já estava se sentindo melhor. Eu ficaria feliz se alguém ajudou, aqui vai o endereço — ekpharm.org/item/bestsellers/tamiflu.html

  2. Querido bardo.
    Não só aqui.
    Espera começar o inverno no hemisfério norte.. E a histeria vai começar por lá.
    Antes mesmo do frio, já li noticias do governo americano vendo de comprar a vacina que nem foi testada…

    Bjoks
    Paula

  3. Chame-me de conspirador, mas eu acho que grande parte do bafafá criado em torno da gripe suína é pura desculpa pra vender milhões em remédios para países de gente burra e assustada. Tipo o nosso! =D

    Não menosprezando o sofrimento de quem viu gente ficar doente ou morrer, mas isso acontece sempre o tempo todos pelas mais variadas causas. Criar um hype em cima de uma doença pra mim tem cheiro de marketeiro safado.

  4. Querido, Luciano, vulgo Bocão :-).
    Sua busca pelo vale encantado nem começou.
    Esse mundo de remédios, vacinas etc é super interessante. Mais interessante ainda é descobrir quanta coisa natural pode nos ajudar antes de termos que apelar para fármacos.
    E sua busca poderia incluir ainda a questao do pq a impressa aqui está tão fascinada com esse assunto, quando no resto do mundo está tudo calmo. Daqui do Brasil temos a impressão que estamos de frente para a pior pandemia já vista… Mas só dauqi que temos essa impressão.
    Bjoks
    paula, vulgo Morgana

Deixe sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: