12 Comentários

O que fazer (e não fazer) em Fortaleza


Feriado de 7 de setembro na segunda-feira. Milhas acumuladas que davam exatamente quatro passagens aéreas pra qualquer lugar do Brasil. Um apartamento disponível em Fortaleza. E aí? O que acha que fizemos? Caímos lá, né! Achando que seria só alegria, mas infelizmente não foi apenas isso.

Para gastar um pouco de dinheiro, decidimos alugar um carro e encarar a cidade. Primeira coisa a não se fazer em Fortaleza: andar de carro sem um GPS ou mapa, porque a cidade é muito, muito mal sinalizada e os motoristas são piores do que em Goiânia. O que ajudou foi o Google Maps Mobile, que baixamos no celular.

Pegamos a chave. Tomamos um banho e fomos para a noite aproveitar o que havia de melhor. Pra começar, não poderia ser diferente. Cidade praiana = camarão. Muito camarão.

SL370672

Um complexo de bares, boates e espaços culturais é o Dragão do Mar. Recomendo para a moçada que gosta de ficar até altas horas. Como já passei dessa fase, recomendo o Bar e Restaurante Dragão do Mar. MPB ao vivo e um delicioso camarão ao alho e óleo com macaxeira frita. Diferente daqui, lá eles não cozinham a mandioca pra depois fritar. É direto na gordura! Como se fosse uma batata frita.

De lá recomendo você pegar um dos vários shows humorísticos que acontecem ali pertinho, na Praia de Iracema.

Já no sábado fomos à famosa Praia do Futuro. A estrutura da barraca Croco Beach realmente é surpreendente. Tem até piscina e uma área para os mais enjoados e que não gostam de areia. O preço é honesto, a praia é bacaníssima, mas os ambulantes ao seu redor, vendendo de lagosta feita na hora (ali na sua frente) a rede de oito lugares, enche o saco. Parece uma churrascaria de rodízio.

Saturados de tudo aquilo, resolvemos sair para comer bem. Fomos ao antigo Cantinho do Faustino, atual Faustino Restaurante. O lugar é um espetáculo. À beira mar, na Avenida Beira Mar, possui uma das vistas mais privilegiadas de capital cearense. Naquele clima de alta gastronomia não fizemos feio e de cara pedimos uma entrada de patas de caranguejos ao natural, com um molhinho todo especial à base de cominho. A entrada é fantástica e possui a incrível capacidade de aguçar a sua fome.

SL370746

Alguns chopps na cabeça mais umas tequilas sunrise e lá vem o prato principal. Lagosta ao Mocororó. Uma lagosta grelhada e reduzida no purê de abóbora, e de acompanhamento um leve risoto de castanha de caju. Não obstante, a finalização deveria ser com grande estilo. Então recomendo o sorvete de rapadura (ou de manjericão) com manga flambada em conhaque. Hum… Muito bom.

SL370754

No último dia, decidimos nos entrosar com os nativos e descobrimos uma Fortaleza que não está no Google. Além do péssimo trânsito, há na cidade um enorme índice de violência. Mas nada que um cuidado extra não possa resolver. Só que o mais triste foi descobrir, pelos moradores locais, que Fortaleza está banhada por praias poluídas que os nativos se negam a freqüentar. Disseram que até a Praia do Futuro está contaminada, mas que, devido ao grande investimento feito ali, isso não é divulgado. Preferem ir pra Icaraí (uma praia que foi destroçada pelo mar) ou mesmo Cumbuco. Não gostei de Cumbuco, apesar de toda a sua beleza. Fomos abordados por um monte de gente querendo nosso dinheiro. A infraestrutura não é lá essas coisas. O mais interessante são as dunas, que valem um passeio. Mas não vá com os guias que querem fazer as trilhas no seu carro murchando os pneus. Vá com os bugueiros, pois eles são credenciados e o trânsito nessas areias é permitido pela prefeitura apenas a eles. Ficam aí algumas dicas e aproveitem o que a cidade tem de melhor.

About these ads

12 comentários em “O que fazer (e não fazer) em Fortaleza

  1. O comentário do amigo está correto. Fortaleza é uma cidade muito mal sinalizada, tipo: O Turista que se dane. Mesmo com mapas na mão é um problema porque as ruas não tem retornos. Vc. anda bastante e perde um tempo danado para encontrar os lugares. A gastronomia é boa mas cara. As boas praias do Ceará estão fora de Fortaleza, tipo Canoa quebrada que é linda.O ideal é se hospedar lá. Praia das Dunas etc. O Beach park vale a pena passar um dia. O índice de violência é alto. Tem que tomar muito cuidado. Na praia do futuro vc. não consegue ficar em paz. Sempre tem um vendedor de rede, vendedor de Cds, e a toda hora tem alguém querendo vender alguma coisa.

  2. Definitvamente voce nao conhce nada de fortaleza. Ja veio para ca com ideias pre concebidas e sem nenhuma ideia do que fqzer. E nem de perguntar aquem conhce de cerdade. Ao inves de fazer mil criticas comovse fosse uma excelente guia, deveria ter se familiarizado melhor,ç… triste sua percepçao.. so mostra que vc nao conheceu Fortaleza… vc simplemente passou por Fortaleza.

  3. Nao concordo com muita coisa que ele falou ai a começar dizendo que a Praia do Futuro eh imprópria para banho! nao sei se vc sabe mas no site da prefeitura tem dizendo quais sao as praias que estão improprias! e quem te disse que o ICarai era melhor que a praia do futuro, realmente nao conhece fortaleza! Fortaleza é excêntrica, receptiva, amoo essa cidade! violencia tem em todo canto, ambulante também!

  4. Por favor, não so de postar nada, alias, essa com certeza, é minha primeira vez, e se to fazendo isso, é porque com certeza, não dá pra passar batido, quando o assunto é Fortaleza, que com certeza, já estou indo lá direto tem uns 5 anos, e a cada ano que passa, a cidade está cada vez melhor. é preciso lembrar que estamos falando de cidades, capitais brasileiras, e não só eu, mas todos os amigos e conhecido que tem ido, defedem a mesma posição, nesse país, não tem capital como aquela! Muito bom, programas, são os mais diversos, para todos os gostos, idades e classes, cabe a você optar por aquilo que realmente é do seu agrado. Fortaleza, PARABÉNS!!!! aliás, quem quiser dicas, pode me escrever direto, aliás, mais um feriado chegado, e lá vou eu novamente. E por favor, paremos de bairrismo, isso não tem mais espáço dentro da nova realidade brasileira! Barraca agúa na boca, aí vou eu novamente… Chicooooo mais carangueijo!!!!!!!!!!

    ausland2006@hotmail.com

  5. Estou indo para Fortaleza em novembro/12, onde passarei 12 dias. Suas dicas serviram para me orientar, pois não conheço o Ceará. Quando viajo não ligo para´passeios ou pontos turisticos. Minha mulher gosta de ver lojas e comercio em geral e eu, de tomar Caipivodkas!! Se puder de mais uma dicas de locais em Fortaleza para um casal do RJ, na faixa dos cinquenta e muitos de idade. Valeu!!

  6. Camila, não se arrependa não! Fui a Fortaleza pra fazer uma prova. Adorei.
    Andei de ônibus lá, conheci a praia de Iracema, fui na Catedral, e no Mercado Central.
    Queria ter ficado mais dias, mas não tive como…agora estou indo de novo e pretendo conhecer mais coisas.
    Em relação a ter pessoas “querendo seu dinheiro” … isso acontece em qualquer cidade turística, neh não!?

  7. NAO CONCORDO COM AS OBSERVACOES SOBRE FORTALEZA QUE E LINDA E MARAVILHOSA
    BELAS PRAIAS E A MELHOR NOITE DO BRASIL COM VARIAS OPCOES DE BARES E EXCELENTES RESTAURANTES O SO TER TEMPO E DINHEIRO PARA CONHECER TUDO O BEACH PARQUE NA PRAIA DO PORTO DAS DUNAS E FANTASTICO NAO TEM NADA IGUAL NO BRASIL E NEM NO MUNDO.

  8. Entrei para pesquisar sobre Fortaleza (Mesma situação, milhas sobrando… rs), e o seu post foi MUITOO útil!!! Começo a me arrepender um pouco de ter escolhido fortaleza rsrs..Mas…vamos ver,suas dicas vão ajudar e muito!!!

    Parabéns pelo site!

  9. Finalmente fez propaganda do blog, assim não sou a única a comentar
    hahahah
    Nossa, fiquei com água na boca com os camarões.
    A 2a foto é o das patas de carangueijo? O prato deve ser bom, mas a aparencia é feia d+, hehehe. Parece que está nadando no molho…

  10. Bocão é figura demais, e o Blog ta “liderança”!
    dica: email obrigatório para comentar é uma bosta, tira fora isso!

  11. Bocão,
    gostei do site!

    Abraços!

  12. Bocão, vc é figura demais. O blog tá super massa!

Deixe sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 507 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: